Existem várias razões para o cabelo não crescer. Seguem aqui algumas delas:

Genética

Cada pessoa tem uma fase de crescimento do ciclo de cabelo, que faz com que os fios atinjam seu ápice. Essa fase denomina o comprimento máximo que o cabelo pode atingir sem ser cortado ou sofrer processos químicos que podem danificá-los. Essa fase geralmente dura entre dois e seis anos. Após esta fase, a percepção é que após o cabelo atingir um determinado comprimento ele pára de crescer. Isso não é necessariamente verdade, o que pode acontecer é que seu ciclo de crescimento desacelere. Cada etnia tem um ciclo diferente, e é por isso também que as pessoas atinjam comprimentos diferentes em várias fases da vida. Os cabelos cacheados e crespos não crescem mais devagar que os lisos, embora isso possa parecer. O que acontece é que o formato dobrado e espiralado do fio acaba reduzindo a aparência de seu comprimento.

Queda e disfunções no couro cabeludo

Todo mundo perde cabelo, e esta é uma parte natural do ciclo de crescimento capilar. O cabelo velho precisa sair para que o cabelo novo nasça. A maioria das pessoas chegam a perder cerca de 100 fios por dia, que são rapidamente substituídos. O cabelo crespo e cacheado parece cair mais, o que é notado durante o banho, porque durante o processo de queda dos fios, estes acabam ficando retidos nas curvas do cabelo, ao contrário dos lisos, que eliminam os fios perdidos de uma vez só. No entanto, quando o crescimento do cabelo está ocorrendo em um ritmo mais lento do que a perda de cabelo, é que ele vai aparentar ser mais frágil e pouco volumoso. Se parecer que a queda de cabelo aumentou sem muita substituição, uma das outras causas a seguir podem estar envolvidas, além de disfunções no couro cabeludo que precisam ser tratadas por um dermatologista.

Sua idade e nível de estresse

Conforme envelhecemos, o cabelo tende a ficar mais fraco para uma série de razões. Anos de calor, oriundo de secadores, chapinhas e afins, além de processos químicos como alisamentos e descolorações podem acarretar grandes danos a longo prazo. Além disso, estudos têm demonstrado que a biologia do cabelo pode mudar, e a fase de crescimento pode diminuir. Isso significa que o cabelo pode começar a perder densidade mais rápido, fazendo com que pareça mais fino. A produção de óleo no couro cabeludo, muitas vezes começa a desacelerar depois de 45 anos de idade, assim o cabelo pode se tornar menos hidratado e aparentar menor espessura. Situações de alto estresse e doenças traumáticas também podem desencadear a perda de cabelo. Estresse físico e emocional podem estar seriamente ligados a perda de cabelo e diminuição da qualidade dos fios. Para contornar estes fatores, invista em terapias e mime-se com tratamentos como máscaras capilares, ou massagens relaxantes. Eles não só irão melhorar o seu estado mental, mas sua aparência também!

Excesso de manuseio

Mexer muito no cabelo, como escovar com muita frequência e abusar de presilhas e elásticos contribuem para que os fios percam a elasticidade e umidade. Na prática, enquanto o seu cabelo cresce, o mesmo volume se rompe, o que faz com que não haja percepção de crescimento. As melhores maneiras de contornar essa quebra é evitar o excesso de presilhas e instrumentos de calor, principalmente quando o fio ainda está úmido, além de manter sempre o corte em dia. Leave-ins são sempre bem-vindos. No caso de cabelos cacheados e crespos, são obrigatórios.

*Esta matéria foi traduzida e adaptada do portal Naturally Curly

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook