Se o seu crespo ou seus cachos estão sempre clamando por hidratação e nutrição, eles não podem deixar de experimentar o método LOC, que nada mais é que a abreviação de leave-in, óleo e creme, tudo junto e misturado!
O método LOC é presença constante em grupos e fóruns destinados aos cabelos naturais. Seu uso é simples de memorizar porque segue uma ordem, dada naturalmente pela sigla: primeiro o Leave-in, depois o Óleo e em seguida o Creme ( geralmente uma máscara ou manteiga).
O óleo e a manteiga são excelentes selantes,  reconhecidos por sua capacidade de manter a hidratação natural do cabelo. Eles criam uma especie de película que mantém os fios hidratados por mais tempo. Quando você usa a manteiga apos o óleo, você esta garantindo o máximo de umidade para seus fios e
preservando-os dos danos externos.
Você pode aplicar o método usando produtos que você tem em casa, basta seguir os passos abaixo, conforme orientações do portal americano, Naturally Curly:
Passo 1 – Com os cabelos limpos (de preferencia úmidos), aplique um  condicionador sem silicones ou leave-in;
Passo 2 – Aplique uma fina camada de óleo para ajudar seu cabelo a bloquear a umidade;

Passo 3 – Aplique um creme hidratante à base de manteiga, ou uma manteiga pura para dar corpo ao óleo aplicado anteriormente.
Apos seguir os três passos, estilize como de costume, usando produtos regulares, se for o caso. Entretanto, eles podem ser dispensáveis, pois a manteiga e o óleo ajudam a modelar e dar forma aos fios.
Geralmente, o LOC funciona melhor em cabelos do tipo 4, que pedem mais hidratação devido aos cachos muito finos, e consequentemente, sedentos. Quanto maior a porosidade do cabelo, melhor eficácia terá esse método. 
Ele pode não funcionar em cabelos pouco porosos e alcançar um efeito reverso, ou seja, fios pesados e oleosos. Sentir o que o seu fio precisa é a melhor estrategia antes de definir uma rotina de tratamento. Cada caso é um caso e cada cabelo, uma sentença.   
Quem tem uma cabeleira encaracolada sabe que tudo acontece na base da tentativa e erro, e a fórmula certa aparece, muitas vezes, após adaptações próprias de métodos específicos. Portanto, fique a vontade para redefinir essa rotina, se for o caso. 
Cachos que pendem pra baixo, por exemplo, devem evitar manteigas e óleos, e ficar apenas com o leave-in fluido, ou com o próprio condicionador sem silicones, deixado nos fios. 
Mas isto também não é regra. Afinal, as regras foram feitas para serem quebradas. Faça as suas e mude-as quantas vezes forem necessárias. Divirta-se com seu cabelo, redescubra-o e reinvente-o a cada dia. O mais importante e ser feliz, com o seu cabelo natural!
  1. Ana Cecilia, aqui no Brasil, algumas cacheadas adaptaram o método, trocando o leave-in por água mineral pura ou batizada com glicerina. O importante é entender o que o cabelo precisa e o que mais funciona pra você. Bjks

    Gabriele, é sempre bom estarmos abertas a experimentações, já fiz o LOC uma vez, quando meu cabelo estava bem seco, e gostei muito do resultado. bjks

  2. Oie adorei o post! Sabrinah por acaso vc já fez algum post sobre os tipos de cabelo? Caso não tenha feito fica de sugestão.
    Como vc realmente se aprofunda em tudo que escreve,acho que seria o máximo vc falar sobre isso. Tanta gente me pergunta sobre o meu cabelo e não sei responder. Já pesquisei em vários sites nacionais e internacionais e nenhum explica corretamente.
    Outro dia postei uma foto minha num grupo americano e as meninas disseram que meu cabelo era 3c, mas eu acho que não é rsrs. Pois, existem cabelos crespos com cara de fio mais liso e cabelo crespo com cara de fio crespo, entendeu??? rsrsr é isso bjuss

  3. Ola, vc tem certeza que é leave in, oleo e creme?? Pq o que li a respeito seria agua(liquid), oleo e creme. Pelo seguinte, agua seria a da lavagem mesmo, indicando que o cbelo tem de estar molhado. Por cima da “agua” entao, seria o oleo pra selar e o creme pra poder estilizar. Nao tem logica colocar o leave in e depois a mascara!!? Concorda? O que ja vi de adaptaçao das brasileiras é LCO, primeiro a agua, depois o creme ( nesse caso sim, leave in) e por ultimo o oleo. Inclusive tem o livro de uma americana sobre o metodo LOC.Ela conseguiu, segundo ela, graças a esse metodo ter um cabelo tipo 4 longuissimo.

    NAo quero te chatear nao, ok?!
    Parabens pelo blog, é muito legal.

  4. Oi, Regi! Na verdade, o método LOC surgiu como leave-in, oil, cream. Nos EUA, os cremes para cachos são bem diferentes da consistência dos leave-ins que são mais aquosos. A maioria tem a consistência de uma manteiga. Aqui no Brasil, como não existe muito isso, trocaram o leave-in por água, ou água batizada com lavanda e outros óleos essenciais. O importante é que nos dois casos funciona. bjks.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook