Fernand Aubry, o pai do visagismo
e suas obras primas
Sabe aquele corte de cabelo que ficou lindo na mocinha da novela e que te fez sair correndo para o salão de beleza mais próximo? Saiba que a possibilidade dele não funcionar em você é grande. Quantas mulheres já procuraram um cabeleireiro em busca do visual do momento e saíram de lá desapontadas? Isso ocorre porque até mesmo um corte tido como o da moda pode se transformar numa grande decepção se não combinar com o seu formato de rosto e a sua personalidade.  E esses são apenas alguns dos fatores que contribuem para que um corte fique adequado ou não pra você.
É nesta hora que o visagista entra em ação. Entregar suas madeixas nas mãos de um pode fazer uma grande diferença no seu visual, e inclusive, mudar sua vida para melhor. Sabe aquela promoção que você ambicionava há tempos? Pode ter ficado estagnada porque aquele vermelho beterraba que não combinava com a sua pele, estava passando a mensagem errada, ou seja, de que você não era  apropriada para aquele desafio.

 

Com o visagismo, é possível se conscientizar sobre o que sua imagem atual está dizendo a respeito de si mesma e como ela está sendo vista. Ele também permite que você descubra que sua aparência tem uma influência poderosa sobre suas relações, tanto íntimas quanto profissionais, e que alguns problemas poderão ser resolvidos apenas com  mudanças de corte, coloração ou penteado. E o mais importante: descobrir que sua imagem afeta decisivamente seu comportamento e sua auto estima, podendo causar entusiasmo ou depressão.



Entendendo o visagismo

De acordo com inúmeras pesquisas neurobiológicas, a primeira impressão é a que fica. Isso ocorre porque o primeiro impacto do cérebro diante de uma imagem é altamente emocional, podendo gerar sensações positivas ou negativas para as pessoas com quem se relaciona, além de influenciar no relacionamento com si mesmo e com os outros.

Linhas, formas e cores têm significados fixos que são compreendidos intuitivamente por todos e de maneira única. Ou seja, a forma que o cérebro decodifica as imagens é igual para você, seu vizinho, e o chinês que está do outro lado do mundo.
Todos nós temos pontos fortes e fracos, mas nem sempre conseguimos valorizar o que temos de melhor, e por isso, a imagem que transmitimos pode não ser necessariamente àquela desejamos  passar. Para que isso aconteça, é necessário conhecer afundo a linguagem visual, é ela que irá traduzir os códigos impressos em sua imagem, compreender o que eles transmitem, e adequá-los às suas necessidades. Resumidamente, é isto o que um visagista faz.

 

O conceito de visagismo foi criado em 1937 pelo cabeleireiro parisiense, Fernand Aubry. Ele visa analisar o comportamento e a personalidade pessoal antes de explicar como a imagem se expressa e afeta comportamento e relações. Entretanto, conhecer a técnica de analisar o rosto é fundamental para a sua prática.

O que o visagismo propõe é expressar aquela qualidade pessoal que torna uma pessoa única e especial. Para isso, se baseia no estilo de vida, personalidade, necessidades particulares, profissionais e preferências.  Esse é o ponto de partida para avaliar o que fica harmonioso ou não. Para Aubry, “não existe mulher sem beleza, somente belezas que ainda não foram reveladas”.

O visagista aprende a fazer a consultoria com o intuito de descobrir uma única coisa: o que a cliente deseja expressar. Com conhecimento da linguagem visual, técnica, sensibilidade e criatividade saberá como construir uma imagem que traduza essa intenção, com harmonia e estética.


O que o visagismo oferece

Consultoria visagista facial parcial feita com minha foto

 

Uma imagem personalizada e única, que revela o que há de especial em cada um, não apenas no físico, mas em sua essência. O visagismo proporciona autoconhecimento, pois permite que a pessoa enxergue sob um novo prisma o formato de seu rosto, a cor da sua pele e proporções de suas feições. E surpreende por revelar que seu rosto é um retrato de sua personalidade e que o cabelo é responsável por acentuar tanto suas forças quanto suas fraquezas.

Fonte: www.visagismo.com.br

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook