O encontro organizado por Eliane Serafim, blogueira do Encaracoladas e criadora do grupo, fan page e fórum Cacheadas, terá programação em todo o Brasil e também nos Estados Unidos (Miami) e no Japão (Tóquio). A proposta é criar uma grande confraternização para festejar a semana da consciência negra, celebrando os cabelos naturais. “É uma oportunidade de mostrar, em clima de paz, que estamos confortáveis com nosso cabelo, nossa cor e nossas escolhas. Será um momento de troca de experiências e elevação da autoestima, pois em conjunto tudo fica mais fácil”, explica a organizadora.

O Encrespa Geral acontecerá agora em novembro, mas não será simultâneo em todas as cidades. No dia 17, domingo agora, terá sua abertura em Belo Horizonte-MG e Goiânia-GO. No dia 23, que cai num sábado, o Encrespa agitará o Rio de Janeiro-RJ, Cuiabá-MT e Floriano-PI. Os demais Estados e países (São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Japão e Miami) terão o encontro no dia 24, domingo, com horários diferenciados (checar box).
Eliane Serafim e Daniela Lisboa, do blog Encaracoladas, recepcionarão as cacheadas
no Parque da Água Branca, em São Paulo

Eliane Serafim ficará responsável pelo evento em São Paulo, contando com o apoio de Daniela Lisboa. Enquanto blogueiras e moderadoras de grupos especializados de outros estados, assumirão em sua terra natal. Entre as organizadoras, temos: Jacqueline Moitinho, na Bahia; Rosimeri Silva, no Paraná; Beatriz Andrade, no Distrito Federal; Kátia Carvalho e Amanda Barbosa, em Minas Gerais; Camilla Santana, em Goiás; Lívia Glivi, no Rio Grande do Norte; Thayna Rose, em Alagoas; Vânia Freitas, em Pernambuco; Alessandra Carelli, em Santa Catarina; Ana Claudia de Paula e Danielle Azevedo, no Mato Grosso; Claudia Silva, no Rio de Janeiro; Michelle Shirai, no Japão e Maria José Pinheiro, nos Estados Unidos.

Daniela Lisboa, que é cabeleireira especialista
em cachos do Floreal Clínica dos Cachos,
marcará presença no evento

A idealizadora desse grande encontro, Eliane Serafim, explica que embora a gente viva numa sociedade onde a maioria  da população é negra/mestiça e tenha o cabelo crespo e cacheado, ainda existe muito  preconceito em torno de coisas que são simples, como por exemplo, o direito que cada um tem de escolher o jeito de usar o cabelo que é seu sem ser criticado e ridicularizado.

“Nós temos um projeto no Cacheadas, chamado Amigas Cacheadas na Estrada, que começamos em maio, mas não tocamos mais por falta de recursos, porque nós não temos patrocínio. Então eu tive a ideia de entrar em contato com algumas blogueiras que eu conhecia para  propor que cada uma tocasse o encontro em  seu estado. Eu conversei primeiro com a Beatriz Andrade e Jacqueline Moitinho. Quando começamos a divulgar a ideia, outras pessoas se juntaram ao trabalho e chegamos ao Encrespa Geral”.

O evento que ultrapassará o âmbito nacional foi a forma que Eliane encontrou para viabilizar esse grande projeto: ” Não podemos ficar só no virtual. Conseguimos atingir e ajudar muitas pessoas, mas com o contato, o trabalho ganha forma, força. E no meu ponto de vista, não adianta só reclamar do preconceito. Precisamos aproveitar todas as oportunidades para passar informações, para mostrar que  é muito normal usar o  cabelo natural, e o que  está errado é a visão alheia”.
Eliane Serafim, pioneira neste tipo de evento
e organizadora do Encrespa Geral, que reunirá cacheadas
no Brasil e no mundo!

O lema do Encrespa Geral é colocar a união faz a força em prática: “Não é a primeira vez que fazemos encontro, já fizemos em São Paulo e  no Rio. Dessa vez a amplitude foi maior, porque na minha concepção, pra gente tentar mudar alguma coisa na vida, precisa tentar fazer algo de forma diferente. Eu queria um evento que fosse além dos grupos e blogs. Queria um evento que demonstrasse nossa união”.

E incluir outros países na programação é algo inédito em eventos como esse, que tem Eliane Serafim como pioneira no segmento. “Em relação ao Japão, ao contrário do que se pensa, tem gente negra sim, embora seja a minoria. Alguns são brasileiros, outros não”, esclareceu Eliane. “A Michelle Shirai está organizando um grupo pequeno, porque poucas pessoas vão poder estar em Tóquio na data acordada, mas ainda assim é válido”.

Eliane Serafim ainda fala sobre o grande obstáculo de se organizar um evento desse porte, além da falta de patrocínio, claro: “A maior dificuldade é conseguir conciliar as agendas, porque tem muita gente que quase não tem folga no trabalho, e fica difícil encontrar tempo mesmo aos finais de semana. Mas mesmo que a gente coloque 10 pessoas em cada encontro, terá sido um sucesso, terá sido um passo a mais em relação a tudo que a gente quer conquistar”.

Ainda segundo Eliane, todas nós, mulheres crespas e cacheadas temos histórias parecidas em vários aspectos, mas o foco do evento não é apenas ressaltar a beleza dos fios naturais, mas fortalecer aquele sentimento do ‘eu posso fazer alguma coisas para mudar, para melhorar’. “Eu cresci ouvindo que quem nasceu pra soldado não chega a coronel, e não concordo. A gente precisa  tentar fazer alguma coisa prática pra melhorar essa visão.”

E mesmo com a falta de recursos, o evento vai contar com oficina de turbante e sorteio de produtos. Algumas cidades terão até piquenique. O sonho de Eliane que começou pequeno e já tomou essa proporção, não deve ficar por aí: “Queremos poder fazer palestras pelo Brasil, principalmente, pelo interior. Isso porque nas cidades pequenas, o acesso à internet não é coisa corriqueira. Sonhar eu posso. A gente tem informação, as pessoas precisam dela. Só está faltando a ponte.  E se eu não acreditar no sonho, inviabilizo o trabalho”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook