A exposição Nós Negras: Cabelo e Identidade que ia até esta quinta-feira, foi prorrogada até o dia seis de dezembro e está imperdível. Ela faz parte do projeto de conclusão do curso de Comunicação Social, da graduanda Valéria Borges de Matos, orientada pela Professora Florence Dravet. Valéria tem 24 anos, é estudante da UCB – Universidade Católica de Brasília – e moradora de Samambaia. Ela é militante pelo feminismo negro.
Nesse trabalho, ela apresenta através de fotos e depoimentos, como as mulheres negras criam relações com os seus cabelos crespos a partir da afirmação da identidade negra. “Estas relações levam em consideração o âmbito social vivenciado, pois este espaço constrói estereótipos que nos inferiorizam”, explica.
Valéria conclui que a utilização e a aceitação do cabelo crespo é uma ação que enaltece as características fenotípicas de negritude, histórica e socialmente, discriminada e desvalorizada. Sendo assim, esta ação de valorização de uma etnia corresponde a um ato político e de elevação da autoestima.

Valéria Borges Matos, estudante de Comunicação Social pela UCB,
é autora da exposição que destaca a relação da mulher negra com seu cabelo crespo
“Nós, mulheres negras, quando não invisibilizadas pelos meios de comunicação, somos representadas de forma estereotipada e/ou erotizada. As mulheres negras desde a infância têm um grande desafio que é de se relacionarem com o cabelo que não é socialmente aceito, além disso é denominado por inúmeros adjetivos depreciativos, como: ruim, pixaim e palha de aço. Isto é reflexo do preconceito enraizado na nossa sociedade que privilegia padrões estéticos de maior grau de embranquecimento”. 
Não perca amanhã a super entrevista que fiz com ela!

Serviço
Exposição Nós Negras: Cabelo e Identidade
Onde: Biblioteca da UCB – Universidade Católica de Brasília
Quando: Até o dia 06 de dezembro
Horário: De segunda à sexta das 7h às 22h. Sábado das 8h às 17h. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook