Sabe aqueles dias que parecem mágicos, quando você, surpreendentemente, é agraciada por uma surpresa inesperada? Aconteceu comigo ontem. Estava numa fila gigantesca do supermercado, estressadíssima, cansada, quando vi ao lado uma revista de cortes para cabelo bem baratinha, que tinha uma cacheada em uma das fotos. Peguei na hora pra passar o tempo. Mas dentro dessa revista, vinha dentro um caderninho recheadíssimo de receitas caseiras para os cabelos. Todas elas avaliadas por hairstylists, fitoterapeutas, esteticistas, naturopatas, clínicos gerais, dermatologistas etc e etc. Ou seja, um prato cheio não apenas para mim, mas para as leitoras do blog, que também adoram receitinhas naturais liberadas para Low Poo/No Poo.
Uma das que mais me chamou atenção, foi a de um anticaspa natural, liberado para No Poo e Low Poo, sendo que o único anticaspa liberado apenas para Low, que existe no mercado, da Vichy, é bem carinho, e não cabe no bolso da maioria das brasileiras.
Este é o único xampu anticaspa liberado para Low Poo do mercado.
Eu costumo sofrer desse mal em momentos de estresse e forte irritabilidade, e geralmente diluia um anticaspa da Vichy ( um não liberado que eu tinha comprado antes de lançar o liberado), com o No Poo da Deva, mas mesmo assim meus cachinhos sofriam muito com a ação devastadora do sulfato.
Achei legal divulgar essa receita antes mesmo de testá-la, porque pretendo fazer isso assim que possível. Se realmente for eficaz será bárbaro, porque é muito simples e barata. Se por um acaso alguém testar antes de mim, por favor, peço para que compartilhe da experiência e resultados, principalmente em relação aos fios.
Futuramente publicarei outras receitas com a mesma finalidade, mas como essa é absurdamente simples, achei mais legal dar prioridade a ela. Tome nota!
Anticaspa Natural Express

O Alecrim ( Rosmarinus officinalis)
é um anticaspa natural
O que você vai precisar:

4 copos de água mineral bem quente, quase em ponto de fervura ( ideal não deixar ferver para não queimar a erva)
2 colheres de sopa de folhas de alecrim picadas. ( Você acha isso em feiras)

Como preparar:

Você vai fazer um chá, simplesmente colocar as folhas de alecrim na água semi-fervida, deixar tapado em um recipiente por 20 minutos. Depois que esfriar, você coa a bebida e após o banho (lavar e condicionar), despeje dos cabelos, fazendo fricções no couro cabeludo. O ideal é deixar agir por 20 minutos e depois enxaguar. Sim, é só isso!

Curiosidades sobre o Alecrim ( Rosmarinus officinalis): 

  • É adstringente, anódino, antibacteriano, antidepressivo, antifúngico, antiinflamatório, antioxidante, anti-séptico, antiespasmódico, aromática, cardiotônico, carminativo, colagogo, descongestionante, diaforético, diurético, emenagogo, hipertenso, nervino, rejuvenescedor, tônico digestivo, tônico estimulante, tônico estomacal.

Além das propriedades medicinais, o alecrim também é largamente utilizado na cosmética
  • Um ingrediente muito comum em cosméticos. Quando usado na pele, ajuda a fortalecer os vasos capilares. Como erva de banho, age como um rejuvenescedor e ajuda a aliviar dores musculares. Na medicina popular, é usado em forma de gargarejo para tratar dores de garganta e úlceras bucais. É muito usado em xampus e condicionadores que tratam da caspa, retardam o crescimento de cabelos grisalhos e até mesmo evitam a queda de cabelo.

  • O óleo essencial é usado em perfumes, pasta de dentes, repelentes e óleos de massagem. Usado como unguento para neuralgia ciática e dores musculares. Algumas gotas do óleo de Alecrim são pingadas em um pente ou escova de cabelo para que depois de ser lavado o mesmo exale um agradável aroma.

O óleo essencial de alecrim pode ser usado para perfumar pentes e escovas
  • O Alecrim, que é uma palavra derivada do latim, significa ‘orvalho do mar’, vez que crescia originalmente na costa do mar mediterrâneo. O Alecrim por muito tempo foi considerado um símbolo de amizade e lealdade. Estudantes gregos antigamente usavam guirlandas de Alecrim na cabeça para irem bem nas provas. Em casamentos, as noivas costumavam usar uma grinalda de Alecrim e colocar a planta em seus buquês. Também era usado em funerais, como forma de lembrar-se com respeito do finado e proteger se do mal. Também costumava ser enterrado junto com o morto, para que seu aroma antiséptico prevenisse a expansão de infecções.
  • Durante o século XVI, os europeus usavam o Alecrim para reprimir a peste bulbônica. O Alecrim também já chegou a ser levado para cadeias e hospitais para prevenir a expansão da tifo.
A linha Deva Curls tem o alecrim como um de seus compostos
  • É componente principal de todos os produtos da linha Deva Curls, específica para cabelos crespos e cacheados



















Fontes: 
Cabelos e Estilos Especial
Plantasmedicinaisefitoterapia.com
  1. Olá!
    Gostaria de saber como faço para identificar se um produto é ou não liberado para o Low-poo.. Uso este shampoo, alternando com outros, mas não sei quais produtos são ou não liberados para ele.
    Obrigada!
    Bjos,
    Wanessa

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook