Conheça oito ervas que ajudam a manter os fios saudáveis através de tratamentos naturais (usando o chá no couro cabeludo) e/ou agindo como componente principal em alguns cosméticos. Sim, você não apenas pode, como deve, escolher seus cosméticos pelos ingredientes.
1 . Sálvia – um antiresíduos natural

Também conhecida pelo nome científico, Salvia officinalis, é uma erva rica em antioxidantes e adstringentes, com propriedades bactericidas. Se você sofre de coceira no couro cabeludo e caspa, é um excelente remédio natural, ainda mais quando aliada ao alecrim (Rosmarinus officinalis). As propriedades adstringentes a tornam ideal para eliminar resíduos do cabelo e couro cabeludo sem ressecá -lo.
2 . Amla –  antiqueda e antiquebra



A Phyllanthus emblica oferece um excelente condicionamento para o cabelo e  nutrição para o couro cabeludo. Ela fortalece os fios a partir da raiz, promovendo força, o que estimula o crescimento de fios mais saudáveis. Pode ser usada no tratamento de queda e quebra capilar. 
3. Camomila – brilho e alívio para coceiras




A Matricaria recutita, vulgo camomila, traz para o seu cabelo e couro cabeludo as mesmas propriedades calmantes e anti-inflamatórias oferecidas ao beber o seu chá. Se você sofre de coceira, irritação ou sensibilidade no couro cabeludo, a camomila e produtos que contenham esta erva, podem ajudar a equilibrar o PH, promovendo muito brilho. A camomila também é usada para criar reflexos naturais, quando deixada nos cabelos em contato com o sol. Porém, este efeito só é visível em cabelos a partir da tonalidade castanho claro. Nos escuros é inútil. 
4 . Manjericão – força e brilho para cabelos opacos


Conhecido pelo largo uso culinário, o Ocimum basilicum, o nosso manjericão, é uma erva maravilhosa e perfumada, que estimula não apenas o paladar e outros sentidos, ele também dá uma forcinha para os folículos capilares, estimulando a circulação sanguínea, o que favorece o crescimento dos fios. Rico em magnésio, evita a ruptura, e suas propriedades anti-inflamatórias aliviam distúrbios no couro cabeludo, tais como caspa, eczema e psoríase. Também é uma ótima fonte de brilho para os fios opacos. 
5. Hibisco – aliada dos cachos

Mais do que apenas uma flor bonita, a Hibiscus sabdariffa oferece muitos usos benéficos. Seu chá, de tonalidade rosa avermelhada, contém grande quantidade de mucilagem e proteína vegetal, que é um excelente componente para cabelos cacheados . Ela promove o crescimento, e auxilia no tratamento de alterações do couro cabeludo, como a caspa e perda de cabelo. Também auxilia na retenção de umidade, selando a cutícula, o que  promove brilho instantâneo. O elevado teor de nutrientes, torna esta erva ideal para promover o crescimento de um cabelo forte e saudável.  
6. Calêndula – antibacteriano para couro cabeludo sensível

Formalmente conhecida como Calendula officinalis, apresenta propriedades calmantes e antioxidantes. É rica em minerais que acalmam naturalmente o couro cabeludo sensível , e também ajuda a  proteger o cabelo de radicais livres . Ela também contém propriedades antibacterianas, que ajudam a manter o couro cabeludo longe de infecções. 

7. Raiz de Bardana – erva multiuso

A raiz de bardana (Arctium lappa) é definitivamente uma das ervas mais populares , por causa de tudo que ela faz . É rica em ácidos graxos, o que ajuda a melhorar o brilho e elasticidade. Estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, o que favorece o crescimento. Também é rica em sílica e fitoesteróis, que acalmam irritações do couro cabeludo como caspa, psoríase, dermatite seborréica. Apresenta alto poder condicionante, o que ajuda na hora de desembaraçar o cabelo.

8- Alecrim – beleza de dentro pra fora

O Rosemarinus officinalis, seja seco, ou como óleo essencial, melhora o fluxo sanguíneo e circulação do couro cabeludo – o que resulta em um crescimento saudável dos fios, que ficam fortalecidos. O alecrim também costuma potencializar o brilho dos fios e é um excelente anticaspa.

O seu xampu, condicionador, ou creme de pentear tem alguma dessas ervas na composição? Se sim, escreva contando. Sua experiência pode ser publicada no blog! Escreva para: preciosasbobagens@gmail.com



Fonte: Naturally Curly
  1. Obrigada, Patrícia

    Mariana,se você não encontrar nenhum cosmético que possua uma dessas ervas em sua composição, pode fazer um chá bem forte, esperar esfriar, e despejar na cabeça, massageando. Daí você deixa descansar por 20 minutos, e depois enxágua. Isso pode ser feito antes ou depois de lavar e condicionar. bjks

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook